sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dia do Veterinário






São inúmeras as áreas de atuação do médico veterinário. O profissional pode atuar desde as clínicas de pequenos até grandes animais, além de realizar cirurgias. Pode também trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, bem como no manejo e conservação de espécies, estudando a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais.
O profissional está habilitado a fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou atuar em fiscalizações de estabelecimentos que comercializam ou reproduzem animais. A participação do médico veterinário também tem destaque no melhoramento da qualidade dos rebanhos.
A atuação dos veterinários junto aos frigoríficos também é importante, pois garante a saúde da população. O controle da carne bovina, suína, aves, entre outros, é feito diariamente. Hoje, o Brasil é um dos maiores exportadores desses produtos. Para se ter uma ideia, no período de janeiro a julho de 2011, Mato Grosso do Sul exportou mais de US$ 350 milhões em carnes para vários países do mundo.
2011 é também o ano Internacional do Veterinário
As instituições veterinárias de 58 países estão organizando eventos nacionais, durante 2011, para divulgar o Ano Internacional do Veterinário. O objetivo é criar uma conscientização pública sobre a importância da profissão, bem como chamar a atenção para o fato de os veterinários servirem a humanidade há 250 anos.
A profissão de médico veterinário passou a existir em 1761 quando Claude Bourgelat criou a primeira Escola de Medicina Veterinária, em Lyon, na França. Portanto, em 2011 são comemorados os 250 anos da existência do ensino desta profissão no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário